top of page

A Terra é plana

  • Foto do escritor: Beto Scandiuzzi
    Beto Scandiuzzi
  • 8 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Foi notícia dias atrás a queda de uma nave israelense quando tentava pousar na superfície lunar. Comandado por três jovens engenheiros o projeto tinha como objetivo levar a primeira nave de Israel à Lua. Israel, assim, quase se torna o quarto país a conquistá-la, considerando que a China havia conseguido, agora no começo do ano, pousar sua nave, e, para surpresa geral, no famoso lado oculto do nosso satélite. Israel e China se somam e lançam pimenta nesta corrida espacial iniciada nos anos 1960 entre Rússia e Estados Unidos.

Todos se lembram, 58 anos atrás, quando os russos colocaram o primeiro humano, Yuri Gagarin, em viagem ao espaço e orbitar a Terra. Um voo de apenas uma hora e 48 minutos e que entraria para a história. A manchete de primeira página do jornal Estadão daquela época, que eu busquei em arquivos, dizia: “a humanidade entra na Idade Cósmica”, e o mundo nunca mais seria o mesmo. A proeza de Gagarin abriu caminho para levar e trazer um homem à Lua, objetivo que os americanos lograram em julho de 1969.

Coincide também com uma insólita reunião que se realizou agora em março passado na Argentina de um grupo de pessoas, dizem que foram mais de 300 de diversos países, intitulado “Terraplanista”, que creem que a Terra é plana. São pessoas, algumas famosas, que questionam a história oficial com seguidores nas redes sociais por todo o mundo. Se baseiam principalmente na Bíblia com fragmentos que descrevem a Terra como não esférica e em imagens que mostram a Terra desde o espaço com supostas falhas que indicariam que tais fotos foram retocadas. Tem muita gente que acha que estas viagens não passam de mentira e pura armação principalmente depois da entrada da China com sua fama de fabricante de produtos copiados e de duvidosa qualidade.

Em 1969 eu tinha vinte anos e estava na casa dos meus pais gozando as minhas primeiras férias como universitário. Com meu pai, assistíamos na TV a informação do pouso na Lua da nave Apollo 11 e as primeiras imagens de Armstrong pisando seu solo. Eu prestava atenção à TV e de rabo de olho olhava a sua cara. Ele, mudo, braços cruzados, balançava a cabeça para um lado e outro, com ar de descrença. Ele nunca acreditou naquelas imagens. Dizia que era tudo mentira, truque dos americanos e que eles bem poderiam ter descido num descampado arenoso que havia no fundo do Mato Dentro, sítio distante onde ele trabalhava. Ideia que ele manteve até a sua morte. Se vê que ele nunca esteve sozinho.

Abril, 2019 Flat Earth FC, da terceira divisão de Liga de Madrid, Espanha, é o primeiro clube de futebol no mundo fundado com a ideia de unir as vozes de milhões de “terraplanistas”.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page